GÊNEROS
TEXTUAIS NO ENSINO DA LÍNGUA
O ESTUDO DE GÊNEROS NÃO É NOVO,MAS ESTÁ NA
MODA
O ESTUDO DE GÊNEROS NÃO É NOVO E, NO OCIDENTE,JÁ TEM PELO
MENOS VINTE E CINCO SÉCULOS,SE CONSIDERARMOS QUE SUA OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA
INICIOU-SE EM PLATÃO.
A EXPRESSÃO GÊNERO ESTEVE, NA TRADIÇÃO OCIDENTAL,ESPECIALMENTE
LIGADA AOS (GÊNEROS LITERÁRIOS,CUJA ANÁLISE SE INICIA COM PLATÃO PARA SE FIRMAR
COM ARISTÓTELES,PASSANDO POR HORÁCIO E QUINTILIANO,PELA IDADE MÉDIA, O
RENASCIMENTO E A MODERNIDADE, ATÉ OS PRIMÓRDIOS DO SÉCULO XX. ATUALMENTE, A
NOÇÃO DE GÊNERO JÁ NÃO MAIS SE VINCULA APENAS À LITERATURA,COMO LEMBRA
SWALES. É COM ARISTÓTELES QUE SURGE UMA
TEORIA MAIS SISTEMÁTICA SOBRE OS GÊNEROS E SOBRE A NATUREZA DO DISCURSO. (PÁG.
147)
A VISÃO DE ARISTÓTELES SOBRE AS ESTRATÉGIAS E AS ESTRUTURAS
DOS GÊNEROS FOI DESENVOLVIDA AMPLAMENTE NA IDADE MÉDIA.
HOJE O ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS ESTÁ NA MODA,MAS EM
PERSPECTIVA DIFERENTE DE ARISTÓTELES. (PÁG.148)
O ESTUDO DOS GÊNEROS
MOSTRA O FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE
PORQUE TODOS QUE ESCREVEM UMA MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO
FAZEM MAIS OU MENOS A MESMA COISA? E ASSIM TAMBÉM AO PRONUNCIARMOS UMA
CONFERÊNCIA,DARMOS UMA AULA EXPOSITIVA,ESCREVEMOS UMA TESE DE
DOUTORADO,FAZERMOS UM RESUMO,UMA RESENHA,PRODUZIMOS TEXTOS SIMILARES
NAESTRUTURA, E ELES CIRCULAM EM AMBIENTES RECORRENTES E PRÓPRIOS. (PÁG.150)
NA REALIDADE,O ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS É HOJE UMA FÉRTIL
ÁREA INTERDISCIPLINAR,COM ATENÇÃO ESPECIAL PARA LINGUAGEM EM FUNCIONAMENTO E
PARA AS ATIVIDADES CULTURAIS E SOCIAIS. (PÁG.151)
ALGUMAS PERSPECTIVAS
PARA O ESTUDO DOS GÊNEROS
O ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS É MUITO ANTIGO E ACHAVA-SE
CONCENTRADO NA LITERATURA.COMO VIMOS,ELE SURGIU COM PLATÃO E ARISTÓTELES,TENDO
ORIGEM EM PLATÃO A TRADIÇÃO POÉTICA E EM ARISTÓTELES A TRADIÇÃO RETÓRICA.
DE MANEIRA GERAL, O QUE SE TEM NOTADO NO BRASIL FOI UMA
ENORME PROLIFERAÇÃO DE TRABALHOS,INICIALMENTENTE NA LINHA DE SWALE E DEPOIS DA
ESCOLA DE GENEBRA COM INFLUÊNCIAS DE BAKHTIN
E HOJE COM A INFLUÊNCIA DE NORTE – AMERICANOS E DA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA.
(PÁG.152)
NOÇÃO DE GÊNERO TEXTUAL,TIPO TEXTUAL E
DOMÍNIO DISCURSIVO
UMA DAS TESES CENTRAIS A SER DEFENDIDA E ADOTADA AQUI É A DE
QUE É IMPOSSÍVEL NÃO SE COMUNICAR VERBALMENTE POR ALGUM GÊNERO,ASSIM COMO É
IMPOSSÍVEL NÃO SE COMUNICAR VERBALMENTE POR ALGUM TEXTO.
QUANDO DOMINAMOS UM GÊNERO TEXTUAL,NÃO DOMINAMOS UMA FORMA
LINGUÍSTICA E SIM UMA FORMA DE REALIZAR LINGUISTICAMENTE OBJETIVOS ESPECÍFICOS
EM SITUAÇÕES SOCIAIS PARTICULARES. PARA DEIXAR ALGUNS CONCEITOS CLAROS NESTA
EXPOSIÇÃO,TRAZEMOS UMAS POUCAS DEFINIÇÕES COM AS QUAIS DEPOIS VAMOS TRABALHAR PARA OBSERVAR A POSSIBILIDADE DE TRADUZIR
ISSO PARA O ENSINO(PÁG.155)
AS DISTINÇÕES ENTRE UM GÊNERO E OUTRO NÃO SÃO PREDOMINANTES
LINGUÍSTICAS E SIM FUNCIONAIS. OS GÊNEROS TEXTUAIS SÃO DINÂNICOS,DE
COMPLEXIDADE VARIÁVEL E NÃO SABEMOS AO ACERTO SE É POSSÍVEL CONTÁ-LOS
TODOS,POIS COMO SÃO SÓCIO- HISTÓRICOS E VARIÁVEIS,NÃO HÁ COMO FAZER UMA LISTA
FECHADA, O QUE DIFICULTA AINDA MAIS SUA CLASSIFICAÇÃO. (PÁG.159)
GÊNEROS TEXTUAIS COMO SISTEMA
DE CONTROLE SOCIAL
OS GÊNEROS TEXTUAIS SÃO ATIVIDADES DISCURSIVAS SOCIALMENTE
ESTABILIZADAS QUE SE PRESTAM AOS MAIS VARIADOS TIPOS DE CONTROLE SOCIAL E ATÉ
MESMO AO EXERCÍCIO DE PODER. (PÁG.161)
ASSIM PODEMOS DIZER QUE O CONTROLE SOCIAL PELOS GÊNEROS
DISCURSIVOS É INCONTORNÁVE,MAS NÃO DETERMINISTA. (PÁG.163)
A QUESTÃO DA
INTERGENERECIDADE: QUE NOMES DAR AOS GÊNEROS?
COMO É QUE SE CHEGA À DENOMINAÇÃO DOS GÊNEROS? COM CERTEZA AS
DESIGNAÇÕES QUE USAMOS PARA GÊNEROS NÃO SÃO UMA INVENÇÃO PESSOAL,MAS UMA
DENOMINAÇÃO HISTÓRICA E SOCIALMENTE CONSTITUÍDA. (PÁG.163)
A QUESTÃO INTERCULTURAL
A AUTORA ALEMÃ SUSANNE GUNTHER (1991:400),AO ANALISAR O USO
INTERCULTURAL DO GÊNERO PROVÉRBIO,OBSERVA QUE OS GÊNEROS NÃO TÊM A MESMA
CIRCULAÇÃO SITUACIONAL EM TODAS AS CULTURAS.(PÁG.171)
A QUESTÃO DO SUPORTE
DE GÊNEROS TEXTUAIS
DISCUSSÃO AINDA EM ANDAMENTO É A QUE DIZ RESPEITO AO SUPORTE
DOS GÊNEROS. MUITOS LIVROS DIDÁTICOS FALAM EM PORTADORES DE GÊNEROS,LEMBRANDO
COM ISSO OS DIVERSOS LOCAIS OU CONTINENTES DE GÊNEROS COMO UM JORNAL, UM LIVRO
E UMA REVISTA SEMANAL. (PÁG.173)
ANÁLISE DOS
GÊNEROS NA ORALIDADE
NESTE MOMENTO,VOU ME ATER AOS GÊNEROS TEXTUAIS FALADOS,UMA
ÁREA NA QUAL OS ESTUDOS NÃO SÃO ABUNDANTES. OBSERVA-SE QUE O ESTUDO DA
CLASSIFICAÇÃO DAS INTERAÇÕES VERBAIS ORAIS É BEM MAIS RECENTE E MENOS
SISTEMÁTICO QUE A CLASSIFICAÇÃO DOS TEXTOS ESCRITOS. (PÁG.187)
A ANÁLISE DE GÊNEROS TEXTUAIS NA
RELAÇÃO FALA E ESCRITA
COMO OS GÊNEROS TEXTUAIS ANCORAM NA SOCIEDADE E NOS COSTUMES
E AO MESMO TEMPO SÃO PARTE DESSA SOCIEDADE E ORGANIZAM OS COSTUMES, PODEM
VARIAR DE CULTURA PARA CULTURA.
É SABIDO QUE AS ATIVIDADES COMUNICATIVAS SÃO UMA DAS FORMAS
DE ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE E CONDICIONAM BOA PARTE DAS DEMAIS AÇÕES PRATICADAS
EM SOCIEDADES. (PÁG.190)
DOMÍNIO DISCURSIVO E GÊNEROS TEXTUAIS
NA ORALIDADE E NA ESCRITA
PARTINDO DAS REFLEXÕES FEITAS ATÉ AQUI,PODEMOS TENTAR VÁRIAS
DISTRIBUIÇÕES SISTEMÁTICAS DOS GÊNEROS,O QUE NÃO SIGNIFICA QUE ESTEJAMOS FAZENDO
CLASSIFICAÇÕES. (PÁG.193)
DISTRIBUIÇÃO DOS GÊNEROS NO CONTINUUM
DA RELAÇÃO FALA-ESCRITA
OS GÊNEROS EMERGENTES NA
MÍDIA VIRTUAL E ENSINO
MAIS DO QUE EM QUALQUER OUTRA ÉPOCA,HOJE PROLIFERAM GÊNEROS
NOVOS DENTRO DE NOVAS TECNOLOGIAS,PARTICULARMENTE NA MÍDIA ELETRÔNICA DIGITAL .
DIANTE DISSO, VALE INDAGAR-SE SE A
ESCOLA DEVERA AMANHÃ SE OCUPAR DE COMO SE PRODUZ UM E-MAIL E OUTROS GÊNEROS DO
DISCURSO DO MUNDO VIRTUAL OU SE ISSO NÃO É SUA ATRIBUIÇÃO.(PÁG.198)
A QUESTÃO DOS GÊNEROS E O ENSINO
DE LÍNGUA
DIANTE DA MULTIPLICIDADE DE GÊNEROS EXISTENTES E DIANTE DA
NECESSIDADE DE ESCOLHA,PERGUNTA-SE: SERÁ QUE EXISTE ALGUM GÊNERO IDEAL PARA
TRATAMENTO EM SALA DE AULA? (PÁG.206)
DEVE TER FICADO CLARO QUE HÁ MUITO MAIS GÊNEROS NA ESCRITADO
QUE NA FALA, O QUE É DE CERTO MODO SURPREENDENTE,MAS EXPLICÁVEL PELA
DIVERSIDAEDE DE AÇÕES LINGUÍSTICAS QUE PRATICAMOS NO DIA A DIA NA MODALIDADE
ESCRITA. (PÁG.207)
VISÃO DOS PCNs A RESPEITO DA
QUESTÃO DOS GÊNEROS
RESSALTA-SE A POSIÇÃO ENFÁTICA E EXPLÍCITA DEFENDIDA
CORRETAMENTE NOS PCNs DE QUE A LÍNGUA FALADA E A LÍNGUA ESCRITA NÃO SE OPÕEM DE
FORMA DICOTÔMICA NEM SÃO PRODUÇÕES EM
SITUAÇÕES POLARES (P.55), ALÉM DISSO,É NOTÁVEL A POSIÇÃO DE QUE A LF E A LE SE
DÃO RELACIONADAS NO CONTEXTO DO COTÍDIANO DOS GÊNEROS TEXTUAIS (P.56) COM
DIFERENÇAS TIDAS COMO GRADUAIS
A ÊNFASE DESSE PRINCÍPIO GERAL DEVE SER CADA VEZ MAIS
ACENTUADA,POIS NÃO HÁ EQUÍVOCO MAIS INCONVENIENTE DO QUE TRATAR AESCRITA COMO MERA TRANSPOSIÇÃO DA FALA PRA
O PAPEL NA FORMA GRÁFICA. A ESCRITA NÃO É A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DA FALA.
(PÁG.209)
GÊNEROS TEXTUAIS NA LÍNGUA FALADA E
ESCRITA DE ACORDO COM OS PCNs
CONSIDERAM-SE APENAS OS GÊNEROS COM REALIZAÇÃO LINGUÍSTICA
MAIS FORMAL E NÃO OS MAIS PRATICADOS NAS ATIVIDDES LINGUÍSTICAS
COTIDIANAS. (PÁG.209) OS
GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE
AULA: AS “SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS”
DOLZ E SCHNEUWLY PREOCUPAM-SE EM
FORNECER ELEMENTOS DE INTERESSE PARA O ENSINO DA ORIDADE EM SALA DE AULA,E TODO
ESFORÇO VOLTA-SE PARA A CONSECUÇÃO DESSE OBJETIVO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário