Produção textual - 1° semestre/2014

                                                              FICHAMENTO

                                      GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DA LÍNGUA
                       O ESTUDO DE GÊNEROS NÃO É NOVO,MAS ESTÁ NA MODA
O ESTUDO DE GÊNEROS NÃO É NOVO E, NO OCIDENTE,JÁ TEM PELO MENOS VINTE E CINCO SÉCULOS,SE CONSIDERARMOS QUE SUA OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA INICIOU-SE EM PLATÃO.
A EXPRESSÃO GÊNERO ESTEVE, NA TRADIÇÃO OCIDENTAL,ESPECIALMENTE LIGADA AOS (GÊNEROS LITERÁRIOS,CUJA ANÁLISE SE INICIA COM PLATÃO PARA SE FIRMAR COM ARISTÓTELES,PASSANDO POR HORÁCIO E QUINTILIANO,PELA IDADE MÉDIA, O RENASCIMENTO E A MODERNIDADE, ATÉ OS PRIMÓRDIOS DO SÉCULO XX. ATUALMENTE, A NOÇÃO DE GÊNERO JÁ NÃO MAIS SE VINCULA APENAS À LITERATURA,COMO LEMBRA SWALES.  É COM ARISTÓTELES QUE SURGE UMA TEORIA MAIS SISTEMÁTICA SOBRE OS GÊNEROS E SOBRE A NATUREZA DO DISCURSO. (PÁG. 147)
A VISÃO DE ARISTÓTELES SOBRE AS ESTRATÉGIAS E AS ESTRUTURAS DOS GÊNEROS FOI DESENVOLVIDA AMPLAMENTE NA IDADE MÉDIA.
HOJE O ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS ESTÁ NA MODA,MAS EM PERSPECTIVA DIFERENTE DE ARISTÓTELES. (PÁG.148)
O ESTUDO DOS GÊNEROS MOSTRA O FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE
PORQUE TODOS QUE ESCREVEM UMA MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO FAZEM MAIS OU MENOS A MESMA COISA? E ASSIM TAMBÉM AO PRONUNCIARMOS UMA CONFERÊNCIA,DARMOS UMA AULA EXPOSITIVA,ESCREVEMOS UMA TESE DE DOUTORADO,FAZERMOS UM RESUMO,UMA RESENHA,PRODUZIMOS TEXTOS SIMILARES NAESTRUTURA, E ELES CIRCULAM EM AMBIENTES RECORRENTES E PRÓPRIOS. (PÁG.150)
NA REALIDADE,O ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS É HOJE UMA FÉRTIL ÁREA INTERDISCIPLINAR,COM ATENÇÃO ESPECIAL PARA LINGUAGEM EM FUNCIONAMENTO E PARA AS ATIVIDADES CULTURAIS E SOCIAIS. (PÁG.151)
ALGUMAS PERSPECTIVAS PARA O ESTUDO DOS GÊNEROS
O ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS É MUITO ANTIGO E ACHAVA-SE CONCENTRADO NA LITERATURA.COMO VIMOS,ELE SURGIU COM PLATÃO E ARISTÓTELES,TENDO ORIGEM EM PLATÃO A TRADIÇÃO POÉTICA E EM ARISTÓTELES A TRADIÇÃO RETÓRICA.
DE MANEIRA GERAL, O QUE SE TEM NOTADO NO BRASIL FOI UMA ENORME PROLIFERAÇÃO DE TRABALHOS,INICIALMENTENTE NA LINHA DE SWALE E DEPOIS DA ESCOLA DE GENEBRA COM INFLUÊNCIAS  DE BAKHTIN E HOJE COM A INFLUÊNCIA DE NORTE – AMERICANOS E DA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA. (PÁG.152)

         NOÇÃO DE GÊNERO TEXTUAL,TIPO TEXTUAL E DOMÍNIO DISCURSIVO
UMA DAS TESES CENTRAIS A SER DEFENDIDA E ADOTADA AQUI É A DE QUE É IMPOSSÍVEL NÃO SE COMUNICAR VERBALMENTE POR ALGUM GÊNERO,ASSIM COMO É IMPOSSÍVEL NÃO SE COMUNICAR VERBALMENTE POR ALGUM TEXTO.
QUANDO DOMINAMOS UM GÊNERO TEXTUAL,NÃO DOMINAMOS UMA FORMA LINGUÍSTICA E SIM UMA FORMA DE REALIZAR LINGUISTICAMENTE OBJETIVOS ESPECÍFICOS EM SITUAÇÕES SOCIAIS PARTICULARES. PARA DEIXAR ALGUNS CONCEITOS CLAROS NESTA EXPOSIÇÃO,TRAZEMOS UMAS POUCAS DEFINIÇÕES COM AS QUAIS DEPOIS VAMOS TRABALHAR  PARA OBSERVAR A POSSIBILIDADE DE TRADUZIR ISSO PARA O ENSINO(PÁG.155)
AS DISTINÇÕES ENTRE UM GÊNERO E OUTRO NÃO SÃO PREDOMINANTES LINGUÍSTICAS E SIM FUNCIONAIS. OS GÊNEROS TEXTUAIS SÃO DINÂNICOS,DE COMPLEXIDADE VARIÁVEL E NÃO SABEMOS AO ACERTO SE É POSSÍVEL CONTÁ-LOS TODOS,POIS COMO SÃO SÓCIO- HISTÓRICOS E VARIÁVEIS,NÃO HÁ COMO FAZER UMA LISTA FECHADA, O QUE DIFICULTA AINDA MAIS SUA CLASSIFICAÇÃO. (PÁG.159)
                 GÊNEROS TEXTUAIS COMO SISTEMA DE CONTROLE SOCIAL
OS GÊNEROS TEXTUAIS SÃO ATIVIDADES DISCURSIVAS SOCIALMENTE ESTABILIZADAS QUE SE PRESTAM AOS MAIS VARIADOS TIPOS DE CONTROLE SOCIAL E ATÉ MESMO AO EXERCÍCIO DE PODER. (PÁG.161)
ASSIM PODEMOS DIZER QUE O CONTROLE SOCIAL PELOS GÊNEROS DISCURSIVOS É INCONTORNÁVE,MAS NÃO DETERMINISTA. (PÁG.163)

A QUESTÃO DA INTERGENERECIDADE: QUE NOMES DAR AOS GÊNEROS?

COMO É QUE SE CHEGA À DENOMINAÇÃO DOS GÊNEROS? COM CERTEZA AS DESIGNAÇÕES QUE USAMOS PARA GÊNEROS NÃO SÃO UMA INVENÇÃO PESSOAL,MAS UMA DENOMINAÇÃO HISTÓRICA E SOCIALMENTE CONSTITUÍDA. (PÁG.163)

                                                  A QUESTÃO INTERCULTURAL

A AUTORA ALEMÃ SUSANNE GUNTHER (1991:400),AO ANALISAR O USO INTERCULTURAL DO GÊNERO PROVÉRBIO,OBSERVA QUE OS GÊNEROS NÃO TÊM A MESMA CIRCULAÇÃO SITUACIONAL EM TODAS AS CULTURAS.(PÁG.171)
                         A QUESTÃO DO SUPORTE DE GÊNEROS TEXTUAIS

DISCUSSÃO AINDA EM ANDAMENTO É A QUE DIZ RESPEITO AO SUPORTE DOS GÊNEROS. MUITOS LIVROS DIDÁTICOS FALAM EM PORTADORES DE GÊNEROS,LEMBRANDO COM ISSO OS DIVERSOS LOCAIS OU CONTINENTES DE GÊNEROS COMO UM JORNAL, UM LIVRO E UMA REVISTA SEMANAL. (PÁG.173)
                                  ANÁLISE DOS GÊNEROS NA ORALIDADE
NESTE MOMENTO,VOU ME ATER AOS GÊNEROS TEXTUAIS FALADOS,UMA ÁREA NA QUAL OS ESTUDOS NÃO SÃO ABUNDANTES. OBSERVA-SE QUE O ESTUDO DA CLASSIFICAÇÃO DAS INTERAÇÕES VERBAIS ORAIS É BEM MAIS RECENTE E MENOS SISTEMÁTICO QUE A CLASSIFICAÇÃO DOS TEXTOS ESCRITOS. (PÁG.187)

         A ANÁLISE DE GÊNEROS TEXTUAIS NA RELAÇÃO FALA E ESCRITA
COMO OS GÊNEROS TEXTUAIS ANCORAM NA SOCIEDADE E NOS COSTUMES E AO MESMO TEMPO SÃO PARTE DESSA SOCIEDADE E ORGANIZAM OS COSTUMES, PODEM VARIAR DE CULTURA PARA CULTURA.
É SABIDO QUE AS ATIVIDADES COMUNICATIVAS SÃO UMA DAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE E CONDICIONAM BOA PARTE DAS DEMAIS AÇÕES PRATICADAS EM SOCIEDADES. (PÁG.190)
          DOMÍNIO DISCURSIVO E GÊNEROS TEXTUAIS NA ORALIDADE E NA ESCRITA
PARTINDO DAS REFLEXÕES FEITAS ATÉ AQUI,PODEMOS TENTAR VÁRIAS DISTRIBUIÇÕES SISTEMÁTICAS DOS GÊNEROS,O QUE NÃO SIGNIFICA QUE ESTEJAMOS FAZENDO CLASSIFICAÇÕES. (PÁG.193)
         DISTRIBUIÇÃO DOS GÊNEROS NO CONTINUUM DA RELAÇÃO FALA-ESCRITA
                     OS GÊNEROS EMERGENTES NA MÍDIA VIRTUAL E ENSINO
MAIS DO QUE EM QUALQUER OUTRA ÉPOCA,HOJE PROLIFERAM GÊNEROS NOVOS DENTRO DE NOVAS TECNOLOGIAS,PARTICULARMENTE NA MÍDIA ELETRÔNICA DIGITAL . DIANTE DISSO, VALE INDAGAR-SE  SE A ESCOLA DEVERA AMANHÃ SE OCUPAR DE COMO SE PRODUZ UM E-MAIL E OUTROS GÊNEROS DO DISCURSO DO MUNDO VIRTUAL OU SE ISSO NÃO É SUA ATRIBUIÇÃO.(PÁG.198)
                      A QUESTÃO DOS GÊNEROS E O ENSINO DE LÍNGUA
DIANTE DA MULTIPLICIDADE DE GÊNEROS EXISTENTES E DIANTE DA NECESSIDADE DE ESCOLHA,PERGUNTA-SE: SERÁ QUE EXISTE ALGUM GÊNERO IDEAL PARA TRATAMENTO EM SALA DE AULA? (PÁG.206)
DEVE TER FICADO CLARO QUE HÁ MUITO MAIS GÊNEROS NA ESCRITADO QUE NA FALA, O QUE É DE CERTO MODO SURPREENDENTE,MAS EXPLICÁVEL PELA DIVERSIDAEDE DE AÇÕES LINGUÍSTICAS QUE PRATICAMOS NO DIA A DIA NA MODALIDADE ESCRITA. (PÁG.207)
                 VISÃO DOS PCNs A RESPEITO DA QUESTÃO DOS GÊNEROS
RESSALTA-SE A POSIÇÃO ENFÁTICA E EXPLÍCITA DEFENDIDA CORRETAMENTE NOS PCNs DE QUE A LÍNGUA FALADA E A LÍNGUA ESCRITA NÃO SE OPÕEM DE FORMA DICOTÔMICA  NEM SÃO PRODUÇÕES EM SITUAÇÕES POLARES (P.55), ALÉM DISSO,É NOTÁVEL A POSIÇÃO DE QUE A LF E A LE SE DÃO RELACIONADAS NO CONTEXTO DO COTÍDIANO DOS GÊNEROS TEXTUAIS (P.56) COM DIFERENÇAS TIDAS COMO GRADUAIS
A ÊNFASE DESSE PRINCÍPIO GERAL DEVE SER CADA VEZ MAIS ACENTUADA,POIS NÃO HÁ EQUÍVOCO MAIS INCONVENIENTE DO QUE TRATAR   AESCRITA COMO MERA TRANSPOSIÇÃO DA FALA PRA O PAPEL NA FORMA GRÁFICA. A ESCRITA NÃO É A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DA FALA. (PÁG.209)
          GÊNEROS TEXTUAIS NA LÍNGUA FALADA E ESCRITA DE ACORDO COM OS PCNs
CONSIDERAM-SE APENAS OS GÊNEROS COM REALIZAÇÃO LINGUÍSTICA MAIS FORMAL E NÃO OS MAIS PRATICADOS NAS ATIVIDDES LINGUÍSTICAS COTIDIANAS.  (PÁG.209)            OS 
                 GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: AS “SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS”
DOLZ E SCHNEUWLY PREOCUPAM-SE EM FORNECER ELEMENTOS DE INTERESSE PARA O ENSINO DA ORIDADE EM SALA DE AULA,E TODO ESFORÇO VOLTA-SE PARA A CONSECUÇÃO DESSE OBJETIVO.



                     Produção textual - 1º semestre/ 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário