Sábado, 29 de novembro de 2014.
Foi realizado nesta data o 1º seminário
institucional Pibid, com realização de diversos trabalhos, apresentados pelos
bolsistas do subprojeto. Os coordenadores fizeram uma retrospectiva de tudo que
aconteceu de positivo e de negativo no ano que se encerra. Falaram também de
tudo que estão planejando para o próximo ano e elogiou a todos os bolsistas
pelos trabalhos realizados nas escolas. Adorei participar deste evento, ajudou
muito a enriquecer meu currículo universitário!
Quinta- feira, 27 de novembro de 2014.
Hoje,
aconteceu uma pequena confraternização na escola. Encerramos todos os
documentos pendentes, também tivemos uma reunião, em que conversamos sobre tudo
o que foi feito e o que podemos melhorar ano que vem. Só falta agora terminarmos nosso relatório
final e enviar para nossa coordenadora de área. Vamos aguardar as novidades do ano
que vai chegar!
Quinta- feira, 13 de novembro de 2014.
A oficina foi realizada no CIEP Joracy Camargo, com
todos os bolsistas, a coordenadora Cláudia Fabiana e Anderson Brandão (
supervisor geral do projeto ). Fizemos um grafite no muro da escola, com a
participação dos alunos e da professora Mariley, foi super divertido, adorei
participar desta oficina!
Quinta- feira, 09 de outubro de 2014.
Hoje, aconteceu nossa oficina de monitoria à escrita
no CIEP Joracy Camargo. Participaram uma grande quantidade de alunos do 1º ano,
que interagiram e tiraram todas suas dúvidas relacionadas à escrita. Coesão,
coerência, variação linguística, erros gramatical e ortográfico, esses foram
alguns dos temas discutidos. Eu, particularmente, falei dos desvios gramaticais
e da importância da leitura com ênfase na escrita. Apresentamos slides e cada
bolsista falou um pouco. Esta foi uma oficina para ajudar os alunos do 1º ano a
melhorarem sua produção de texto. No final aplicamos uma avaliação, após fizemos
a correção. Foi um dia maravilhoso com os alunos do Joracy Camargo,adorei!
Quinta, 11 de setembro de 2014.
FEIRA NORDESTINA NO JORACY CAMARGO
Hoje,
foi a culminância do projeto "Feira Nordestina", na escola. O projeto
acontece uma vez ao ano e, desta vez, foi feito apenas para alunos do primeiro
ano. Os alunos do segundo e terceiro tiveram outras propostas e outros dias
para apresentarem seus projetos. Como aplicamos nossa avaliação somente com os
alunos do primeiro ano, demos ênfase ao nosso trabalho com eles. E fomos
convidados a sermos jurados no dia da realização do projeto. A feira, como
sempre acontece, é uma competição entre os alunos, onde eles apresentam
trabalhos, recebem pontos e ao final, a turma considerada a melhor, que recebeu
a pontuação maior no dia do projeto, recebe um prêmio. Este ano, o prêmio da
feira é uma visita ao Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, mais
conhecido como Feira de São Cristóvão, ou somente Feira Nordestina. Essa visita
será uma ótima experiência para os alunos, pois assim eles ficarão mais
próximos e verão de perto o que tanto falamos em nossas oficinas, que é a
relação da baixada fluminense com o nordeste.
Como
tarefas da feira, os alunos apresentaram danças com as roupas típicas das
cidades da região nordeste, desfilaram com as roupas, montaram tendas com
decorações e comidas típicas da região. E ainda ocorreu a competição do Repente
entre os alunos, foram dadas algumas palavras para eles montarem um Repente,
assim como fizemos em nossa primeira oficina, que ajudou bastante os alunos a
tirarem dúvidas em relação ao gênero em si.
Os
alunos estavam bem empolgados, como eles sempre ficam em todos os projetos que
ocorrem na escola. Como já mencionei aqui, dia de projeto é dia feliz. Também
foi ótima nossa interação com eles, já estamos bem conhecidos entre os alunos.
A cada projeto, mais alunos vêm falar com a gente, seja pra perguntar,
conversar e até cobrar nossa presença em suas tendas. É importante termos essa
relação, porque assim vemos que nosso trabalho está tendo resultado e já
ficamos esperançosos para a participação deles em nossos futuros trabalhos.
Quinta, 04 de setembro de 2014.
Apresentação
DA SEGUNDA OFICINA
Nesta data,
realizamos a nossa segunda oficina na escola. Falamos sobre a Literatura de
Cordel, e, de acordo com esse tema, exploramos outros assuntos, como a
tipologia textual expositiva-informativa, a variação linguística diatópica, que
é a variação regional, e, contextualizamos a Baixada Fluminense com a região Nordeste,
mostrando para os alunos, novamente, a nossa proximidade com a cultura
nordestina. Apresentamos dois autores de Cordel, moradores da Baixada, sendo
eles, o Jota Rodrigues, mais conhecido como "Seu J.", e Cláudio
Aragão, que era morador do nordeste, e deixou a região em busca de melhores
condições de vida. Hoje, representa o Cordel em Duque de Caxias, e assumiu uma
cadeira na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, achei muito
interessante esta trajetória.
Começamos a apresentação com a música "Literatura de Cordel",
de Francisco Diniz. E, após esclarecer o conceito de Cordel, mostramos como
exemplo, o vídeo da abertura da novela Cordel Encantado, muito assistida pelos
alunos, sendo uma novela exibida há pouco tempo. E para exemplificar a variação
linguística, exibimos um vídeo de Cordel animado. Ao final da oficina,
entregamos uma folha com o cronograma de tudo que falamos para os alunos e com
algumas amostras sobre a estrutura de uma poesia de Cordel. E passamos como
atividade a elaboração de uma poesia por eles, com o tema sendo a baixada
fluminense. Novamente, os alunos foram bem criativos e muitos criaram suas
poesias. Eles adoraram a oficina foi um dia proveitoso!
Quinta, 28 de agosto de 2014.
APRESENTAÇÃO DA PRIMEIRA OFICINA
Hoje, foi o dia da nossa primeira oficina na
escola Joracy Camargo, Combinamos que cada dupla ficaria com uma turma, mas as
apresentações foram as mesmas. Exibimos aos alunos o conceito de Repente, sendo
um assunto muito falado por eles, ultimamente, porque ocorrerá na escola, no
dia 11 de setembro, mais um projeto, a Feira Nordestina. Então, aproveitamos um
assunto que eles já estavam mais acostumados, e envolvemos com o nosso real
objetivo na aplicação das oficinas. Que foi explicar os assuntos identificados,
em nossa avaliação diagnóstica, como os menos conhecidos entre os alunos, como
por exemplo, o gênero obituário. Percebemos, através da avaliação, que a
maioria dos alunos sabiam pouco sobre esse gênero ou desconheciam. Aproveitamos
então o assunto em foco por eles, que é a região Nordeste, e usamos o caso de
Luiz Gonzaga para exemplificar o gênero obituário. Exibimos um vídeo, sobre a
morte dele. E aproveitamos também para tirar dúvidas sobre mais um gênero
textual, o gênero "notícia", e exibimos uma notícia, publicada na
internet, que também fala sobre a morte de Luiz Gonzaga, como exemplo do gênero
em questão. Sendo assim os alunos conseguiram tirar todas as dúvidas
relacionadas ao gênero textual.
Também
nesta apresentação aproveitamos para explicar sobre o conceito e a estrutura de
Repente, para eles entenderem mais o assunto. E, ao final, fizemos uma
dinâmica, pedindo para eles criarem uma música em forma de Repente, usando
algumas palavras distribuídas por nós, relacionadas à baixada fluminense. A
dinâmica foi bem legal, os alunos interagiram bastante. Várias criações foram
feitas, os alunos foram bem criativos. E assim, pudemos esclarecer todas as
dúvidas e conseguir chegar ao nosso objetivo que era conhecer melhor os alunos.
Foi um dia de ótimos conhecimentos e aprendizado com os alunos.
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