Atividade nas escolas - 2º semestre/2014


Sábado, 29 de novembro de 2014.

Foi realizado nesta data o 1º seminário institucional Pibid, com realização de diversos trabalhos, apresentados pelos bolsistas do subprojeto. Os coordenadores fizeram uma retrospectiva de tudo que aconteceu de positivo e de negativo no ano que se encerra. Falaram também de tudo que estão planejando para o próximo ano e elogiou a todos os bolsistas pelos trabalhos realizados nas escolas. Adorei participar deste evento, ajudou muito a enriquecer meu currículo universitário!


Quinta- feira, 27 de novembro de 2014.


 Hoje, aconteceu uma pequena confraternização na escola. Encerramos todos os documentos pendentes, também tivemos uma reunião, em que conversamos sobre tudo o que foi feito e o que podemos melhorar ano que vem.  Só falta agora terminarmos nosso relatório final e enviar para nossa coordenadora de área. Vamos aguardar as novidades do ano que vai chegar!

Quinta- feira, 13 de novembro de 2014.
A oficina foi realizada no CIEP Joracy Camargo, com todos os bolsistas, a coordenadora Cláudia Fabiana e Anderson Brandão ( supervisor geral do projeto ). Fizemos um grafite no muro da escola, com a participação dos alunos e da professora Mariley, foi super divertido, adorei participar desta oficina!




Quinta- feira, 09 de outubro de 2014.
Hoje, aconteceu nossa oficina de monitoria à escrita no CIEP Joracy Camargo. Participaram uma grande quantidade de alunos do 1º ano, que interagiram e tiraram todas suas dúvidas relacionadas à escrita. Coesão, coerência, variação linguística, erros gramatical e ortográfico, esses foram alguns dos temas discutidos. Eu, particularmente, falei dos desvios gramaticais e da importância da leitura com ênfase na escrita. Apresentamos slides e cada bolsista falou um pouco. Esta foi uma oficina para ajudar os alunos do 1º ano a melhorarem sua produção de texto. No final aplicamos uma avaliação, após fizemos a correção. Foi um dia maravilhoso com os alunos do Joracy Camargo,adorei!





Quinta, 11 de setembro de 2014.

FEIRA NORDESTINA NO JORACY CAMARGO


           Hoje, foi a culminância do projeto "Feira Nordestina", na escola. O projeto acontece uma vez ao ano e, desta vez, foi feito apenas para alunos do primeiro ano. Os alunos do segundo e terceiro tiveram outras propostas e outros dias para apresentarem seus projetos. Como aplicamos nossa avaliação somente com os alunos do primeiro ano, demos ênfase ao nosso trabalho com eles. E fomos convidados a sermos jurados no dia da realização do projeto. A feira, como sempre acontece, é uma competição entre os alunos, onde eles apresentam trabalhos, recebem pontos e ao final, a turma considerada a melhor, que recebeu a pontuação maior no dia do projeto, recebe um prêmio. Este ano, o prêmio da feira é uma visita ao Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, mais conhecido como Feira de São Cristóvão, ou somente Feira Nordestina. Essa visita será uma ótima experiência para os alunos, pois assim eles ficarão mais próximos e verão de perto o que tanto falamos em nossas oficinas, que é a relação da baixada fluminense com o nordeste.
           Como tarefas da feira, os alunos apresentaram danças com as roupas típicas das cidades da região nordeste, desfilaram com as roupas, montaram tendas com decorações e comidas típicas da região. E ainda ocorreu a competição do Repente entre os alunos, foram dadas algumas palavras para eles montarem um Repente, assim como fizemos em nossa primeira oficina, que ajudou bastante os alunos a tirarem dúvidas em relação ao gênero em si.
           Os alunos estavam bem empolgados, como eles sempre ficam em todos os projetos que ocorrem na escola. Como já mencionei aqui, dia de projeto é dia feliz. Também foi ótima nossa interação com eles, já estamos bem conhecidos entre os alunos. A cada projeto, mais alunos vêm falar com a gente, seja pra perguntar, conversar e até cobrar nossa presença em suas tendas. É importante termos essa relação, porque assim vemos que nosso trabalho está tendo resultado e já ficamos esperançosos para a participação deles em nossos futuros trabalhos.





Quinta, 04 de setembro de 2014.

Apresentação DA SEGUNDA OFICINA

             Nesta data, realizamos a nossa segunda oficina na escola. Falamos sobre a Literatura de Cordel, e, de acordo com esse tema, exploramos outros assuntos, como a tipologia textual expositiva-informativa, a variação linguística diatópica, que é a variação regional, e, contextualizamos a Baixada Fluminense com a região Nordeste, mostrando para os alunos, novamente, a nossa proximidade com a cultura nordestina. Apresentamos dois autores de Cordel, moradores da Baixada, sendo eles, o Jota Rodrigues, mais conhecido como "Seu J.", e Cláudio Aragão, que era morador do nordeste, e deixou a região em busca de melhores condições de vida. Hoje, representa o Cordel em Duque de Caxias, e assumiu uma cadeira na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, achei muito interessante esta trajetória.
          Começamos a apresentação com a música "Literatura de Cordel", de Francisco Diniz. E, após esclarecer o conceito de Cordel, mostramos como exemplo, o vídeo da abertura da novela Cordel Encantado, muito assistida pelos alunos, sendo uma novela exibida há pouco tempo. E para exemplificar a variação linguística, exibimos um vídeo de Cordel animado. Ao final da oficina, entregamos uma folha com o cronograma de tudo que falamos para os alunos e com algumas amostras sobre a estrutura de uma poesia de Cordel. E passamos como atividade a elaboração de uma poesia por eles, com o tema sendo a baixada fluminense. Novamente, os alunos foram bem criativos e muitos criaram suas poesias. Eles adoraram a oficina foi um dia proveitoso!






Quinta, 28 de agosto de 2014.

APRESENTAÇÃO DA PRIMEIRA OFICINA

          Hoje, foi o dia da nossa primeira oficina na escola Joracy Camargo, Combinamos que cada dupla ficaria com uma turma, mas as apresentações foram as mesmas. Exibimos aos alunos o conceito de Repente, sendo um assunto muito falado por eles, ultimamente, porque ocorrerá na escola, no dia 11 de setembro, mais um projeto, a Feira Nordestina. Então, aproveitamos um assunto que eles já estavam mais acostumados, e envolvemos com o nosso real objetivo na aplicação das oficinas. Que foi explicar os assuntos identificados, em nossa avaliação diagnóstica, como os menos conhecidos entre os alunos, como por exemplo, o gênero obituário. Percebemos, através da avaliação, que a maioria dos alunos sabiam pouco sobre esse gênero ou desconheciam. Aproveitamos então o assunto em foco por eles, que é a região Nordeste, e usamos o caso de Luiz Gonzaga para exemplificar o gênero obituário. Exibimos um vídeo, sobre a morte dele. E aproveitamos também para tirar dúvidas sobre mais um gênero textual, o gênero "notícia", e exibimos uma notícia, publicada na internet, que também fala sobre a morte de Luiz Gonzaga, como exemplo do gênero em questão. Sendo assim os alunos conseguiram tirar todas as dúvidas relacionadas ao gênero textual.

          Também nesta apresentação aproveitamos para explicar sobre o conceito e a estrutura de Repente, para eles entenderem mais o assunto. E, ao final, fizemos uma dinâmica, pedindo para eles criarem uma música em forma de Repente, usando algumas palavras distribuídas por nós, relacionadas à baixada fluminense. A dinâmica foi bem legal, os alunos interagiram bastante. Várias criações foram feitas, os alunos foram bem criativos. E assim, pudemos esclarecer todas as dúvidas e conseguir chegar ao nosso objetivo que era conhecer melhor os alunos. Foi um dia de ótimos conhecimentos e aprendizado com os alunos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário