Quinta - feira, 26
de junho de 2014.
Nesta data, na
faculdade, foram avaliados os resultados da avaliação diagnóstica aplicada nas
escolas. Os bolsistas participaram avaliando minuciosamente certa quantia de
prova de cada escola que está inserido. Com relação a esses resultados, será
montado um gráfico, na qual poderemos ver os resultados de forma mais ampla. O
resultado com os gráficos da avaliação, aplicada no CIEP 380 Joracy Camargo,
encontra - se para verificação em minha página produção textual.
Quinta - feira, 05
de junho de 2014.
Hoje, ocorreu a
aplicação da avaliação diagnóstica na escola. A prova foi aplicada para alunos
do 1º ano do Ensino Médio. Esta avaliação foi muito importante, para análise
dos alunos em questão. Através deste resultado poderemos verificar o nível dos
alunos em relação aos gêneros textuais e leitura. Em que daremos ênfase às
dificuldades que eles possuem. O modelo da prova diagnóstica encontra - se disponível
para visualização, em minha página “produção textual.”
Sábado, 31 de maio
de 2014.
No CIEP Estadual
Joracy Camargo, finalmente aconteceu o concurso literário homenageando o grande
autor Dorival Caymmi e nós, bolsistas, fomos jurados do concurso. Avaliamos
cada trabalho feito pelos alunos com muita atenção. Houve uma grande interação
com os alunos, fomos apresentados para todos, através de nossa professora
orientadora Mariley Vienal. Foi um dia maravilhoso e proveitoso para todos nós.
Quinta - feira, 29
de maio.
Na escola,
elaboramos como seria nossa participação no concurso literário, que ocorrerá
dentre dois dias, no sábado, 31 de maio. Também fechamos uma data para
aplicação da avaliação diagnóstica, que será na próxima quinta - feira, dia 05
de junho de 2014.
Quarta - feira, 28
de maio.
Nesta data, aconteceu
o nosso encontro na faculdade que é de costume acontecer sempre às quintas -
feiras, pois no dia 28 está previsto ter uma palestra sobre um certo evento.
Nessa quarta, combinamos todas as questões e detalhes que estavam pendentes
relacionados à avaliação diagnóstica, a reunião foi ministrada pela
coordenadora Cláudia Fabiana Cardoso.
Quinta - feira, 22
de maio.
Na escola estadual
Joracy Camargo, decidimos todos os critérios de avaliação do concurso
literário, que estava previsto para acontecer na escola, no dia 31 de maio.
Quando nós, bolsistas, iremos avaliar os alunos. E na faculdade, com a
coordenadora, iniciamos a elaboração da avaliação diagnóstica, que será
aplicada nas escolas para ficarmos ciente das dificuldades dos alunos.
Quarta - feira, 21
de maio de 2014.
Nesta data, foi
realizado um encontro com a nossa supervisora geral, Shirley Carreira, onde
pudemos relatar nossas experiências com a escola. Cada bolsista contou um pouco
como estava sendo sua vivência e interação nas escolas. A supervisora também
nos transmitiu informações relacionadas à nossa permanência no projeto, a
importância da atualização dos blogs e também nos motivou muito em relação à
vida de um professor.
Quinta - feira, 15
de maio de 2014.
Aconteceu o primeiro
encontro com alunos, no Joracy Camargo. Foi realizada uma divisão dos alunos e
dos bolsistas para as turmas da manhã e da tarde. As apresentações foram muito
proveitosas, falamos muito sobre a importância de nossa profissão. No segundo momento,
apresentamos um pequeno resumo sobre a vida e obra de Dorival Caymmi.
Quinta - feira, 08
de maio de 2014.
Foi realizado neste
dia mais um encontro no CIEP Joracy Camargo. Neste dia, já foi planejado como
seria o nosso primeiro encontro com os alunos. Decidimos que faríamos um
encontro com a nossa apresentação e conversaríamos um pouco sobre Dorival Caymmi,
que é o autor homenageado deste ano no concurso literário, projeto culminância
que acontece todos os anos na escola. Na reunião com a coordenadora, na
faculdade, discutimos sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCN), que é
uma das principais ferramentas utilizadas em nosso subprojeto.
Quinta - feira, 10
de abril de 2014.
Neste dia ocorreu o
nosso primeiro encontro na escola, CIEP 380 Joraccy Camargo, onde estou
inserida. Neste dia pudemos conhecer o espaço da escola e já elaborar e pensar
um pouco sobre o que iria ser aplicado nas turmas, em uma discussão junto a
nossa professora supervisora, Mariley. Chegamos a várias conclusões, provas e
também pensamos como seria a análise de cada aluno, em relação as suas
dificuldades. Na faculdade, em nosso encontro com todos os bolsistas do
subprojeto e nossa coordenadora Cláudia Fabiana, aconteceu o relato do que
fizemos nas escolas e cada bolsista apresentou um pequeno seminário sobre o
livro do Marcuschi.
Quinta - feira, 03
de abril.
Em nosso encontro na
faculdade com a nossa coordenadora Cláudia Fabiana Cardoso, continuamos as
apresentações dos itens do livro do Marcuschi e fomos informados sobre a data e
o horário, que iria acontecer nosso primeiro encontro com os respectivos
professores supervisores de cada grupo, nas escolas.
Quinta - feira, 27
de março.
Neste dia, finalmente
fomos informados em relação à divisão dos grupos de 16 bolsistas, para 8
bolsistas, em cada escola. Nossas escolas são do Ensino Médio, com o curso
normal. São as seguintes: CIEP Joracy Camargo, localizada em Belford Roxo e
Instituto de Educação Carlos Pasquale , localizada em Nilópolis. Além da
divisão dos grupos, começamos a apresentação dos itens do livro do Marcuschi.
Quinta - feira, 20
de março.
Em nosso encontro
semanal com a coordenadora Cláudia Fabiana Cardoso, começamos a discutir sobre
o livro de Marcuschi e foi feita uma divisão do segundo capítulo " Gêneros
textuais no ensino da língua ", onde a coordenadora dividiu um subtítulo
para cada bolsista apresentar nos nossos próximos encontros.
Quinta - feira, 13
de março de 2014.
Neste dia, aconteceu
o nosso segundo encontro, em que ficamos sabendo a bibliografia a ser
trabalhada para um fichamento, através da nossa coordenadora Claudia Fabiana. O
nome do livro escolhido foi: ' "Produção textual, análise de gêneros e
compreensão", de Luís Antônio Marcuschi.
Sábado, 08 de março.
Aconteceu nesta data a apresentação geral
do Pibid, ocorrida na faculdade Uniabeu, Nilópolis. Com o encontro de todos os
bolsistas, supervisores e coordenadores, como este foi o nosso primeiro contato
com o projeto, fomos informados de como seria o funcionamento do projeto. Foram
tiradas todas as dúvidas e nos passaram todos os detalhes relacionados ao
projeto. Saboreamos um delicioso café da manhã, na presença de todos que iriam
participar do Pibid. Houve uma apresentação geral, com todos juntos e, logo
após, cada bolsista dos seus respectivos cursos, cada um foi para sua sala
específica para o primeiro contato com o coordenador e os bolsistas
participantes do mesmo.
Os alunos inseridos ao projeto
são de diferentes períodos, enriquecendo ainda mais nossa troca de conhecimentos.
O tema proposto " Grafitagens - gêneros textuais e identidades
culturais", é muito interessante. Estou adorando a oportunidade de
participar do projeto e estou confiante de que o resultado será satisfatório.
Irei oferecer o que tenho de melhor para o projeto, pois sei que a experiência
adquirida contribuirá muito para o meu futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário